Resultado de imagem para suzuki estrada moto

Muitos motociclistas podem ficar em dúvida na hora de escolher o capacete mais adequado. Não é à toa: Há uma variedade enorme de modelos, tipos, marcas, cores, estampas e estilos diferentes disponíveis no mercado.

Antes de mais nada, não escolha seu capacete só pelo valor baixo da etiqueta. Além do preço, leve em consideração o conforto e a resistência, sempre procurando o selo do INMETRO, que serve para provar que o equipamento passou por testes de segurança e impacto.

Em seguida, avalie suas necessidades. Existe um tipo específico de capacete para cada situação. Confira abaixo a lista de dicas que preparamos para ajudar você a não ficar em dúvida no momento da escolha.

Capacete On-Road

Além de comprometer a segurança do piloto, errar na escolha do capacete dói no bolso. Quem for flagrado com equipamento inadequado pode ser multado.

Para uso nas cidades, existem basicamente três modelos: Aberto, integral ou fechado e articulado ou escamoteável. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.

ABERTO

rfx018_1

Apesar do design atrativo, o capacete aberto não protege o rosto do motociclista.

Apesar do design atrativo, o capacete aberto não protege totalmente o rosto do motociclista.

É o que menos oferece segurança, já que deixa o rosto do motociclista exposto. Apesar disso, capacetes desse tipo são, em geral, mais arejados, confortáveis e bonitos. Caso o equipamento escolhido não possua viseira, é obrigatório o uso de óculos especial para motociclistas, que serve para proteger os olhos da poeira. Lembrando que um dos modelos abertos, conhecido como coquinho, teve seu uso proibido por lei, por não proteger as orelhas e a nuca do condutor. Tome cuidado na hora da compra!

INTEGRAL OU FECHADO

big_2suzuki_dl650_18

Na estrada, use sempre capacete fechado para proteger os olhos e o rosto de sujeiras do asfalto, que podem atrapalhar a condução da moto.

Considerado por especialistas como um dos modelos mais seguros, o capacete fechado protege o rosto todo. Além da segurança em caso de acidentes, esse tipo de equipamento ainda bloqueia totalmente a passagem de insetos ou pedras lançadas por outros veículos. Hoje, existem no mercado alguns exemplares de capacetes fechados com sistemas mais modernos de ventilação, que aliviam o calor. No momento da aquisição, preste atenção à viseira. Capacetes com viseira fumê só devem ser usados durante o dia, já que o modelo pode prejudicar a visibilidade em períodos noturnos.

ARTICULADO OU ESCAMOTEÁVEL

Resultado de imagem

Também conhecido como misto, o capacete articulado possui uma viseira móvel que pode ser levantada, o que garante mais conforto e comodidade quando o motociclista precisar conversar, por exemplo. Apesar de garantir uma boa proteção, a queixeira do modelo articulado pode não ser o suficiente, em comparação com o design totalmente fechado do integral. O escamoteável é o tipo de capacete mais pesado.

OFF-ROAD

Resultado de imagem para capacete mx9

Peso do capacete é fundamental para motociclistas que participam de provas mais longas. Prefira o equipamento mais leve.

Há um modelo específico para os praticantes de enduro, freestyle, motocross, rally e apaixonados por encarar trilhas com sua moto. O principal diferencial desse modelo em relação aos outros é a queixeira alongada, que oferece uma proteção extra para o piloto em caso de quedas, além de abas especiais que protegem os olhos da luz do sol. Entretanto, para esse tipo de capacete, é obrigatório o uso de óculos de proteção, já que o modelo cross é projetado para facilitar a ventilação e respiração do condutor.  Se você for praticante de enduro ou outras modalidades com corridas mais longas, preste atenção ao peso do equipamento. Um capacete mais leve poderá custar mais caro, mas esse detalhe será importante para garantir mais conforto e estabilidade durante provas mais demoradas.

Lembrando que o capacete cross não deve ser usado em espaços urbanos porque, em dias frios, não há proteção contra o vento.

TAMANHO

tamanho-capacete

Na hora de tirar as medidas para a compra do capacete, lembre-se de passar a fita métrica acima das pontas superiores das orelhas.

Na hora de tirar as medidas para a compra do capacete, lembre-se de passar a fita métrica acima das pontas superiores das orelhas.

Antes de ir às compras, meça a circunferência da sua cabeça com uma fita métrica, passando-a logo acima das sobrancelhas, próximo a ponta superior das orelhas. Em seguida, confira qual é o tamanho correto para você, de acordo com as medidas da sua cabeça:

  • Entre 53cm-54cm: XS
  • Entre 55cm-56cm: S
  • Entre 57cm-58cm: M
  • Entre 59cm-60cm: L
  • Entre 61cm-62cm: XL
  • Entre 63cm-64cm: XXL

Se estiver comprando em uma loja física, experimente o capacete para encontrar o ajuste certo. Lembre-se que ele não pode ficar muito largo, mas também não deve ser excessivamente apertado. O ideal é que você consiga colocar o equipamento sem muito esforço. Não tem problema sentir um pequeno desconforto no início porque o forro interno do capacete diminuirá e, com o tempo, irá se adequar ao formato da sua cabeça.

Fonte: mxparts

Agora que você já sabe como escolher o capacete mais adequado. Agora é só dar uma passada aqui na F1 Acessórios e levar o seu.

Informações: 81.998060335