Está começando a época de chuvas fortes… Mas ninguém quer deixar seus passeios e viagens de moto prá lá, não é mesmo?

Nós aqui saímos com chuva ou sol (aliás sol muito forte não é muito agradável). Mas é bom sempre estar atento ao caminho e aos outros pilotos e motoristas.

Visibilidade reduzida nos retrovisores

Em geral os retrovisores ficam sujos, a água da chuva se mistura formando uma camada que prejudica a visibilidade. Neste momento é preciso estar atento que todo ponto acaba se tornando um ponto cego! E aqui o problema não é somente nos retrovisores dos outros… Nossa visão também fica comprometida.

 

Espelhos retrovisores embaçados. Rodar com segurança de moto em dias de chuva

Vidros Embaçados

Os vidros embaçados também atrapalham a visibilidade dos motoristas. Vidros embaçados + sujeira nos retrovisores… Coisa boa não é!

 

Água nas viseiras

Nós temos a visão prejudicada pela água que fica nas viseiras – após rodar um pouco é comum mesmo as viseiras mais bem cuidadas acumulares gordura e sujeira. Essa gordura vai ajudar na formação das gotas, que espalham a luza e embaçam as imagens.

 

Ficar sempre atento ao movimento do trânsito

É preciso ficar mais atento ao movimento das motos, carros e demais veículos. Olhe bem para a frente e veja como os motoristas estão se comportando. Algumas pessoas, por não enxergarem as faixas, não conseguem manter uma linha reta… Ficam ziguezagueando pela pista e isso pode significar um acidente sério se tentarmos ultrapassá-los pelo corredor!

 

Na chuva ou à noite, circule sempre com os faróis ligados e regulados

Faróis

Acenda seus faróis e, se for o caso, mesmo o farol alto, que facilita que os outros enxerguem sua motocicleta já de longe. Não se preocupe… Se for durante o dia e não estiver neblina, o farol não vai “cegar” os motoristas.
Procure olhar nos seus retrovisores com maior frequência. Um veículo pode surgir com as luzes apagadas e você só verá quando já estiver em situação de risco.

 

cuidado com poças de água. Procure rodar no rastro da água das rodas dos carros

Cuidado com buracos

Procure rodar no rastro dos pneus dos carros, mantendo uma boa distância, lógico! Nos rastros será possível enxergar os buracos e também pegar uma camada bem mais fina de água.

 

Exemplos de diferentes pneus para motos

Manutenção dos pneus das motos

Pneus em boas condições são fundamentais sempre, mas em dias de chuva, fazem toda a diferença. Os sulcos dos pneus são projetados para jogar a água que se acumula sobre o asfalto para os lados… Sem esses sulcos você corre um risco maior de aquaplanagem. A calibragem também precisa estar rigorosamente em dia.

 

Pista com asfalto húmido e escorregadio. Rodar com segurança de moto em dias de chuva

Freios

Rode com uma distância maior dos veículos à frente. Uma moto freia devido ao atrito da borracha dos pneus com o piso. Piso molhado oferece menor atrito, certo? Se a chuva só começou, aí o cuidado precisa ser redobrado. Não caiu água suficiente para lavar o asfalto e a sujeira que estava acumulada na porosidade do piso sobe à superfície, formando uma camada fina de lama…

Tome os cuidados necessário e … Bora ser feliz!!

 

Fonte: http://andarilhar.com