Garupa: Para aproveitar um passeio confortável e seguro, siga estas dicas:

1. Não suba sem avisar o piloto

Ao subir na motocicleta, tenha o cuidado de avisar o piloto, mesmo achando desnecessário, pois uma pequena distração pode causar desequilíbrio e queda.

2. É preciso acompanhar o piloto nas curvas

Manter o corpo reto na curva dificulta a manobra para o piloto, fazendo com que a moto fique pesada e dura. Fique flexível e acompanhe o movimento dele na curva.

3. Mas, onde devo me segurar?

garupa

Para ter um passeio ou viagem mais confortável, nem sempre segurar nas alças da moto é o correto, pois pode causar lesões pelo esforço de segurar nas acelerações, frenagens e, principalmente, ao passar por algum obstáculo, como quebra-molas ou buraco.

Segure-se com as pernas, pressionando levemente os joelhos no piloto, pois dessa maneira você fará pouco esforço para se segurar e terá a facilidade de acompanhar o piloto nas curvas. Se for uma moto esportiva, a melhor escolha é se segurar no piloto. Em algumas motos, como a R1, existem espaços específicos no próprio tanque para o garupa apoiar-se, pois não forçará tanto o punho do piloto.

4. Deve-se compensar o desequilíbrio

Enquanto houver mudança de velocidade, tanto na aceleração quanto frenagem, é interessante compensar o desequilíbrio inclinando-se para frente ou para trás, ajudando o piloto. Mas nunca tente compensar o desequilíbrio da moto para os lados Em curvas e manobras sempre acompanhe o piloto!

5. O Sissy bar auxilia muito

sissy

Motos com sissy bar proporcionam maior conforto ao garupa, podendo apoiar-se no encosto.

6. Tente evitar movimentos bruscos

Procure evitar movimentos bruscos (mudança de posição, movimentos com as mãos, fotografar…). Faça movimentos suaves e  jamais durante uma curva.

7. Mantenha os pés na pedaleira sempre

Nunca, jamais, em hipótese alguma tire os pés da pedaleira, pois pode desequilibrar a moto.

8. Como faço para descer da garupa?

Quando for sair da moto, espere o piloto parar totalmente e comunique que irá descer.

9. Respeitando as normas

A norma brasileira regulamenta  idade de 7 anos como mínima para ser transportada na garupa de uma moto (ou triciclo). Deve-se observar o limite de duas pessoas, um piloto e um passageiro, também.

Sempre use capacete, seja piloto ou garupa o capacete é essencial para segurança e é lei.

Abuse dos equipamentos de segurança! Eles fazem a diferença!

Não esqueça da postura!

postura

 

TEMOS ACESSÓRIOS: 81.998060335

 

*Fonte: http://blog.masada.com.br